Gestor Governamental coordena grupos de trabalho em evento de avaliação do Cedca
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Assembleia extraordinária avaliou o Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo
O gestor governamental Cândido Pereira representa a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Como conselheiro do Cedca, Cândido participou, nos últimos dias 4 e 5 de maio, da Assembleia Extraordinária de avaliação do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo (Pedas) – 2019.
Promovido pelo Cedca, o evento de avaliação do Pedas-2019 foi realizado de forma virtual pela primeira vez e foi acompanhado por representantes de secretarias e órgãos estaduais e municipais, membros da sociedade civil e conselheiros do Cedca. Na ocasião, foram aprovadas recomendações e resoluções sobre as metas do Plano.
Seguindo metodologia das assembleias anteriores, foram formados grupos de trabalhos por eixos do Plano, com o intuito de garantir um melhor espaço aos debates críticos e propositivos da avaliação dos resultados da execução das metas de atendimento aos adolescentes.
Os grupos de trabalho foram divididos de acordo com os seguintes eixos temáticos: gestão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); qualificação do atendimento (meio aberto e meio fechado); participação e autonomia dos adolescentes; sistemas de justiça e segurança pública (meio Aberto e meio Fechado); e monitoramento e avaliação.
Cândido Pereira ressaltou que a assembleia de avaliação do Pedas é uma importante ferramenta de controle social. “É um evento participativo e democrático, de escuta da população e dos atores envolvidos no desenvolvimento da política socioeducativa. O intuito principal é o de avaliar o Pedas, mas também o desempenho do Governo de Pernambuco referente aos objetivos e metas contidos nele. Para mim é uma honra participar do Conselho e foi bem gratificante coordenar os grupos de trabalho sobre gestão do Sinase e monitoramento e avaliação”, afirmou o gestor governamental.
Macdouglas Oliveira, presidente do Cedca e gerente de Políticas para a Criança da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), fez uma avaliação do evento e destacou a atuação da Seplag. “Os dois dias de construções representaram grandes avanços para o atendimento socioeducativo em nosso estado. Entre os mediadores dos eixos nos grupos de trabalho, representantes de secretarias como a Seplag intensificaram os debates e reflexões acerca das metas que já foram alcançadas e aquelas que ainda precisam ser fortalecidas”, avaliou o presidente.